segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Primeiros Vasos Pintados com Engobe (84/85/86)

"Vaso Azul Texturizado" - Cerâmica colorida com engobe, 900° c, alt.: 23 cm, 1986. Neste exemplar, apliquei um desenho geométrico rústico sobre a camada de engobe.


"Jarra-Boquinha" - cerâmica colorida com engobe, 900° C, alt.; 50 cm,1985. Aqui está um dos primeiros exemplares de vasos pintados com engobe, ainda na EBA. É um "utilitário-não-utilitário"

"Jarra-Boquinha" - detalhe.

"Vaso da Terra"- cerâmica colorida com engobe, 900° C, alt.: 30 cm, 1985. Gosto muito da forma desta peça, que lembra uma lata levemente amassada, e das suas listas coloridas em tom terroso, que são as cores de uma camisa que minha namorada de então (agora esposa) usava de vez em quando.

"Vaso Amassado com Borda" - cerâmica colorida com engobe, 900° c, alt.: 25 cm,1985. Neste exemplar gravei um rendilhado barroco, mas o forte da peça é mesmo a sua total assimetria, como se o vaso estivesse para se desmanchar.

"Vaso Amassado com Borda" - detalhe



Ainda na Oficina de Cerâmica da EBA, comecei a criar vasos coloridos com engobe. No início eram pinturas simples, na maioria faixas coloridas com duas cores, às vezes com uma aplicação a frio de cera levemente pigmentada, processo que eu trouxera da minha pintura sobre tela. Os vasos deste período já tinha paredes muito finas e formas simples e assimétricas, modeladas com tiras de argila, um desenvolvimento do processo dos roletes.

Nenhum comentário: