segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Anos 80 - Oficina de Cerâmica da EBA

"Castelo" - cerâmica esmaltada em baixa temperatura, altura: 30 cm, 1981. Este é um exemplo das peças cenográficas iniciais, as outras se perderam. Atualmente ela está decorando meu pequeno lago, onde crio carpas e outros peixes ornamentais.

"Caixa Babante" - cerâmica esmaltada em baixa temperatura, altura: 40 cm, 1982. Eis aí um exemplar bem curioso desta minha fase inicial.

"Criatura Orgânico-Mineral"- cerâmica, queimada em baixa temperatura, altura, 25 cm, 1981. Um estranho ser que parece ter sido retirado de um filme "B" de FC. Gosto muito desta peça.


"Troncos Alienígenas"- cerâmica esmaltada em baixa temperatura, altura: 22 cm, 1982. Na minha busca da forma entremeada com temas extravagantes, criei estas peças, modeladas a partir de placas de argila.


Como contei na postagem anterior, comecei a fazer cerâmica na Escola de Belas Artes, enquanto concluia meu bacharelado em Pintura. Durante quatro anos, tempo em que fiquei como monitor da oficina de cerâmica, auxiliando a professora junto aos alunos e fazendo as queimas, pude desenvolver muitos trabalhos próprios, aprendendo e experimentando bastante, especialmente em relação às técnicas de modelagem. Nesta ocasião criei muitas peças um tanto inusitadas, inspiradas em minhas fantasias sobre o futuro e histórias de FC (sobre a relação entre FC e meu trabalho de arte, leia postagens iniciais no meu outro blog: http://ricardarte.blogspot.com/ ). Infelizmente perdi várias das peças criadas nesta ocasião (durante uma limpeza no atelier, quando eu não era mais monitor, muitos dos meus trabalhos lá guardados foram levados por funcionários).


Tais peças não têm qualquer relação direta com a tradição da cerâmica, seja nacional ou estrangeira, sendo fruto apenas do meu desejo de dar concretude as minhas idéias fantasiosas. Em sua maioria foram modeladas com o uso da técnica dos roletes ou placas, biscoitadas e esmaltadas em baixa temperatura (900° C). Algumas são grandes, com mais de 40 cm de altura, outras têm até aspectos cenográficos.


Os exemplos postados darão uma idéia do que foi esta minha fase.

Nenhum comentário: