terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Ainda os Pequenos Vasos - 1988/89

Aí estão mais alguns dos meus pequenos vasos pintados com engobe, todos assimétricos, alguns polidos e esgrafitados, outros com desenhos coloridos, com boca larga ou minúscula (tipo garrafa). Foi uma produção muito variada, naquela passagem de 88 para 89, no meu ap e principalmente no atelier do San. Estas peças despertavam muito interesse, tanto do público que frequentava o atelier quanto nas lojas aonde eu as vendia, todas na Zona Sul (Gávea, Leblon, Ipanema, S. Conrado). Infelizmente nenhuma daquelas lojas existe mais.













































As peças mais brilhantes dos conjuntos apresentados acima, receberam sobre sua camada de engobe, antes da queima e no "ponto de couro" (quando a secagem não está completa mas a argila já perdeu sua maleabilidade), um polimento aplicado com uma colher de alumínio. Os desenhos foram gravados na superfície com um instrumento pontiagudo e metálico. Atualmente, quando faço estes polimentos, prefiro utilizar pedras semipreciosas como a ágata ou outros tipos que tenham suas superfícies bastante lisas e arredondadas.

Os desenhos aplicados variam muito, indo de temas inspirados em arte africana ou pré-colombiana, passando por temas populares até abstrações completas.

Em relação às formas, minha intenção principal era desenvolver um jogo, uma brincadeira, a partir do utilitário. São garrafas com alças minúsculas que nada podem conter; vasos gordos, tortos, amassados, inclinados. O que é atraente nestas peças, além do seu colorido e dos seus desenhos, é justamente este ar de estranheza que possuem, principalmente quando colocadas em destaque numa estante.

Nenhum comentário: