









As peças mais brilhantes dos conjuntos apresentados acima, receberam sobre sua camada de engobe, antes da queima e no "ponto de couro" (quando a secagem não está completa mas a argila já perdeu sua maleabilidade), um polimento aplicado com uma colher de alumínio. Os desenhos foram gravados na superfície com um instrumento pontiagudo e metálico. Atualmente, quando faço estes polimentos, prefiro utilizar pedras semipreciosas como a ágata ou outros tipos que tenham suas superfícies bastante lisas e arredondadas.
Os desenhos aplicados variam muito, indo de temas inspirados em arte africana ou pré-colombiana, passando por temas populares até abstrações completas.
Em relação às formas, minha intenção principal era desenvolver um jogo, uma brincadeira, a partir do utilitário. São garrafas com alças minúsculas que nada podem conter; vasos gordos, tortos, amassados, inclinados. O que é atraente nestas peças, além do seu colorido e dos seus desenhos, é justamente este ar de estranheza que possuem, principalmente quando colocadas em destaque numa estante.
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