Na penúltima postagem eu apresentei a vocês o
Guerreiro e seu Harém, grupo escultórico em cimento. Agora trago a nova versão deste grupo, feito em cerâmica esmaltada. Como vocês perceberão, o chefe do grupo, o "Guerreiro", ganhou chifres, mas isto não se trata de qualquer insinuação maldosa em relação as suas acompanhantes. O que motivou o acréscimo deste "enfeite" foi a necessidade de dividir em duas partes o modelo original de argila (que serviu para a criação da forma de gesso da primeira versão) para que ele coubesse no interior do meu forno. Por isso, criei uma tampa no topo da cabeça do guerreiro e para facilitar o seu manuseio acrescentei um puxador em forma de pequenos chifres. Desta forma, o "Guerreiro" tornou-se o
Guerreiro Chifrudo. Já suas acompanhantes não são as mesmas da primeira versão em cimento e sim novas figuras, agora em cerâmica esmaltada como o seu companheiro.
Explicado o título da obra e passando aos aspectos técnico/estéticos, quero frisar que esta peça, assim como sua primeira versão e demais elementos femininos que as acompanham, são trabalhos de teor experimental, criados pelo simples prazer de lidar com os materiais e com as suas possibilidades criativas, particularmente em relação ao acabamento esmaltado e à pesquisa das formas das acompanhantes. Na verdade, o Guerreiro está claramente relacionado à máscara africana, mas as figuras femininas não, tanto as de cimento quanto estas de cerâmica, sendo antes um livre exercício formal. Origina-se aí, nesta pesquisa bastante informal, a variedade das formas nas quais o esmalte, em alguns casos, acentuou a rusticidade e o primitivismo que elas já possuem, enquanto em outras deu um toque levemente sofisticado.
Neste campo do esmalte cerâmico fiz poucas incursões durante minha carreira de ceramista porque nunca gostei do brilho forte que a maioria deles apresenta, principalmente os mais econômicos e de baixa temperatura (980° C). Mas agora estou descobrindo que este brilho pode ser muito interessante quando associado às formas pouco convencionais e tendentes ao rústico e ao primitivo (como costuma acontecer com as minhas criações). Sendo assim, depois das experiências com vasos engobados e esmaltados em monoqueima (apresentados anteriormente neste blog [ver em
postagens mais antigas ou
no
histórico do blog]), que tiveram resultados satisfatórios, estou partindo para esta associação entre escultura e acabamento esmaltado, buscando tornar os meus trabalhos cada vez mais expressivos e, consequentemente, mais atraentes àqueles que apreciam a livre fantasia criativa.
Mas chega de texto e vamos aos resultados:
1 -
Guerreiro Chifrudo
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Ricardo A. B. Pereira - "Guerreiro Chifrudo", terracota engobada, 62 X 19 X 28 cm, 2012. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Guerreiro Chifrudo", terracota engobada, 62 X 19 X 28 cm, 2012 (sem tampa). |
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Ricardo A. B. Pereira - "Guerreiro Chifrudo", aplicando o esmalte cerâmico com pincel. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Guerreiro Chifrudo" completamente esmaltado e pronto para ir ao forno para a queima de 980° C. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Guerreiro Chifrudo", cerâmica esmaltada, 62 X 19 X 28 cm, 2012. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Guerreiro Chifrudo", cerâmica esmaltada, 62 X 19 X 28 cm, 2012. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Guerreiro Chifrudo", cerâmica esmaltada, 62 X 19 X 28 cm, 2012. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Guerreiro Chifrudo", cerâmica esmaltada, 62 X 19 X 28 cm, 2012 (detalhe da tampa). |
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Ricardo A. B. Pereira - "Guerreiro Chifrudo", cerâmica esmaltada, 62 X 19 X 28 cm, 2012 (detalhe da tampa). |
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Ricardo A. B. Pereira - "Guerreiro Chifrudo", cerâmica esmaltada, 62 X 19 X 28 cm, 2012 (detalhe da face). |
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Ricardo A. B. Pereira - "Guerreiro Chifrudo", cerâmica esmaltada, 62 X 19 X 28 cm, 2012 (sem a tampa). |
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Ricardo A. B. Pereira - "Guerreiro Chifrudo", cerâmica esmaltada, 62 X 19 X 28 cm, 2012 (com chapéu de malandro). |
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Ricardo A. B. Pereira - "Guerreiro Chifrudo", cerâmica esmaltada, 62 X 19 X 28 cm, 2012 (postado na cozinha). |
(Pois é, como todo bom marido que ajuda a esposa nas
atividades domésticas, o "Guerreiro Chifrudo" foi parar na cozinha para lavar as panelas e deixá-las tão brilhantes quanto ele próprio [reparem no seu "sorriso amarelo"]).
Note-se que a aplicação do esmalte ("caramelo
escuro"), que é de um tipo comum e comercial, acrescentou mais
dramaticidade à figura ao escurecê-la e tornar muito refletiva a sua
superfície. As texturas e irregularidades da "pele" do Guerreiro
estão bastante evidenciadas, deixando claro que a modelagem foi feita em argila
muito arenosa e rústica. Trata-se, enfim, da compatibilização dos materiais a
um tema que pede este tipo de tratamento para que sua expressividade fique mais
acentuada.
2 - Acompanhantes
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Ricardo A. B. Pereira - "Antonieta", terracota engobada, 8 X 16,5 X 5 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Antonieta", cerâmica esmaltada, 8 X 16,5 X 5 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Antonieta", cerâmica esmaltada, 8 X 16,5 X 5 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Antonieta", cerâmica esmaltada, 8 X 16,5 X 5 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Arquibalda", terracota engobada, 10,5 X 8,5 X 6 Cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Arquibalda", cerâmica esmaltada, 10,5 X 8,5 X 6 Cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Arquibalda", cerâmica esmaltada, 10,5 X 8,5 X 6 Cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Fiorela", terracota, 10 X 13,5 X 5 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Fiorela", cerâmica esmaltada, 10 X 13,5 X 5 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Fiorela", cerâmica esmaltada, 10 X 13,5 X 5 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Fiorela", cerâmica esmaltada, 10 X 13,5 X 5 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Fiorela", cerâmica esmaltada, 10 X 13,5 X 5 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Madalena", terracota engobada,10,5 X 9 X 5 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Madalena", cerâmica esmaltada,10,5 X 9 X 5 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Madalena", cerâmica esmaltada ,10,5 X 9 X 5 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Madalena", cerâmica esmaltada ,10,5 X 9 X 5 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Madalena", cerâmica esmaltada ,10,5 X 9 X 5 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Odete", terracota engobada, 8 X 12 X 6 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Odete", cerâmica esmaltada, 8 X 12 X 6 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Odete", cerâmica esmaltada, 8 X 12 X 6 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Odete", cerâmica esmaltada, 8 X 12 X 6 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Odete", cerâmica esmaltada, 8 X 12 X 6 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Sofia", terracota engobada, 15 X 7,5 X 10 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Sofia", cerâmica esmaltada, 15 X 7,5 X 10 cm, 2012. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Sofia", cerâmica esmaltada, 15 X 7,5 X 10 cm, 2012. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Sofia", cerâmica esmaltada, 15 X 7,5 X 10 cm, 2012. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Sofia", cerâmica esmaltada, 15 X 7,5 X 10 cm, 2012. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Soraia", terracota, 15 X 8,5 X 7 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Soraia", cerâmica esmaltada, 15 X 8,5 X 7 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Soraia", cerâmica esmaltada, 15 X 8,5 X 7 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Soraia", cerâmica esmaltada, 15 X 8,5 X 7 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Soraia", cerâmica esmaltada, 15 X 8,5 X 7 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Violante", terracota, 11 X 7,5 X 8 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Violante", cerâmica esmaltada, 11 X 7,5 X 8 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Violante", cerâmica esmaltada, 11 X 7,5 X 8 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "Violante", cerâmica esmaltada, 11 X 7,5 X 8 cm, 2012 |
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Ricardo A. B. Pereira - "O Guerreiro Chifrudo e suas Acompanhantes", cerâmica esmaltada, 2012. | |
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Nas acompanhantes foram aplicados esmaltes de cores e tipos variados, uns brilhantes outros
mattes, uns semitransparentes, outros opacos. O objetivo era o de ver como tais esmaltes se associariam com as formas das figuras, se as valorizariam ou não. No geral considero que o resultado é positivo. Mesmo considerando que algumas delas possam ser reesmaltadas, parece-me que existe aí um entrosamento interessante entre estas pequenas e estilizadas figuras com o acabamento que lhes foi aplicado, tornando-as seres que carregam vida própria, ou seja, aquela que a arte é capaz de propiciar.
Desta forma se encerra a saga do grupo escultórico o
Guerreiro e seu Harém (feitos de cimento), que ganhou uma segunda versão (feita em cerâmica esmaltada), tornando-se o
Guerreiro Chifrudo e suas Acompanhantes.
Vem aí o
Tonico, o
irmão do
Tinoco. Aguardem.
Um comentário:
oi ricardo, adorei os trabalhos!
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