quinta-feira, 22 de novembro de 2012

TINOCO - OUTRA CABEÇA EM CIMENTO

Na postagem anterior mostrei a gênese do "Guerreiro", agora vou mostrar a de "Tinoco", outra cabeça em cimento. A textura desta peça ficou mais rústica do que aquela, bem de acordo como o espírito "brut" que considero que elas precisam ter. A sequência de fotos mostra desde o início do processo de preparação da forma até a peça concluída, já com o acabamento final em verniz acrílico. O curioso é que no meio do caminho surgiu um "auto-retrato brut", infelizmente efêmero, que fiz questão de registrar. Peço desculpas pela má qualidade de algumas fotos, pois em alguns momentos tive que fotografar o processo com o meu celular, cuja câmera não é das melhores. Contudo, parte da "gestação" e do "nascimento" fica aí documentada.

Modelagem pronta com pedaços de acetato colocados para dividir o positivo em duas partes, permitindo que se faça uma forma separada em duas bandas: posterior e anterior.

Aplicando gesso na parte frontal para fazer a forma.

Parte frontal da forma pronta.

Parte posterior do positivo sem gesso.

Repetindo o mesmo processo de aplicação de gesso, agora na parte posterior.

"Autoretrato Brut" pintado na parte posterior da forma.

Eu, meu "Autoretrato Brut" e minhas assistentes, Dafne (assistente Júnior) e Samanta (assistente Sênior).

Soltando o gesso da base de madeira para permitir a abertura da forma.

Idem.

Forma aberta com sucesso. Partes posterior e anterior.

Idem, com "Autoretrato Brut" pintado no verso da parte posterior da forma.

Forma preparada para receber o cimento. Na parte posterior vê-se a armação de arame galvanizado que reforçará estruturalmente a peça.

Forma fechada e amarrada com arame e fitilho. Parte anterior.

Forma fechada e amarrada com arame e fitilho. Parte posterior.

Forma colocada em posição invertida, vendo-se a armação de arame galvanizado já em sua posição.

Bacia com cimento Portland tonalizado pronto para ser vertido dentro da forma.

Toda a "traquintana" necessária para manter a forma na posição correta para receber o cimento.

Forma já cheia de cimento. Detalhe da assinatura.

Começando a quebra da forma. Lá se vai meu "Autoretrato Brut".

Idem.

Parte posterior da forma já quebrada: peça exposta.

Parte anterior da forma quebrada: peça já totalmente extraída.

Idem.

Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", escultura em cimento Portland tonalizado, 54 X 21 X 18 cm, 2012.

Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", escultura em cimento Portland tonalizado, 54 X 21 X 18 cm, 2012.

Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", escultura em cimento Portland tonalizado, 54 X 21 X 18 cm, 2012.

Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe.

Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe.

Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe.

Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe.

Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe.

Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe.

Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe.

Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe.
O modelado desta cabeça (o chamado "positivo", visto na primeira imagem desta sequência) foi aproveitado e modificado em alguns detalhes e se transformará numa escultura de terracota logo que eu queimá-lo em meu forno. Assim, tanto o "Guerreiro" quanto o "Tinoco" serão apresentados aqui futuramente em versões de cerâmica. Estas, por serem ocas, ficarão mais leves do que as versões em cimento que devem pesar aproximadamente 50 Kg ("Guerreiro") e 35 Kg ("Tinoco"). Aguardem. Um abraço.

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