Na postagem anterior mostrei a gênese do "Guerreiro", agora vou mostrar a de "Tinoco", outra cabeça em cimento. A textura desta peça ficou mais rústica do que aquela, bem de acordo como o espírito "brut" que considero que elas precisam ter. A sequência de fotos mostra desde o início do processo de preparação da forma até a peça concluída, já com o acabamento final em verniz acrílico. O curioso é que no meio do caminho surgiu um "auto-retrato brut", infelizmente efêmero, que fiz questão de registrar. Peço desculpas pela má qualidade de algumas fotos, pois em alguns momentos tive que fotografar o processo com o meu celular, cuja câmera não é das melhores. Contudo, parte da "gestação" e do "nascimento" fica aí documentada.
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Modelagem pronta com pedaços de acetato colocados para dividir o positivo em duas partes, permitindo que se faça uma forma separada em duas bandas: posterior e anterior. |
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Aplicando gesso na parte frontal para fazer a forma. |
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Parte frontal da forma pronta. |
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Parte posterior do positivo sem gesso. |
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Repetindo o mesmo processo de aplicação de gesso, agora na parte posterior. |
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"Autoretrato Brut" pintado na parte posterior da forma. |
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Eu, meu "Autoretrato Brut" e minhas assistentes, Dafne (assistente Júnior) e Samanta (assistente Sênior). |
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Soltando o gesso da base de madeira para permitir a abertura da forma. |
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Idem. |
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Forma aberta com sucesso. Partes posterior e anterior. |
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Idem, com "Autoretrato Brut" pintado no verso da parte posterior da forma. |
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Forma preparada para receber o cimento. Na parte posterior vê-se a armação de arame galvanizado que reforçará estruturalmente a peça. |
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Forma fechada e amarrada com arame e fitilho. Parte anterior. |
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Forma fechada e amarrada com arame e fitilho. Parte posterior. |
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Forma colocada em posição invertida, vendo-se a armação de arame galvanizado já em sua posição. |
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Bacia com cimento Portland tonalizado pronto para ser vertido dentro da forma. |
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Toda a "traquintana" necessária para manter a forma na posição correta para receber o cimento. |
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Forma já cheia de cimento. Detalhe da assinatura. |
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Começando a quebra da forma. Lá se vai meu "Autoretrato Brut". |
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Idem. |
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Parte posterior da forma já quebrada: peça exposta. |
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Parte anterior da forma quebrada: peça já totalmente extraída. |
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Idem. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", escultura em cimento Portland tonalizado, 54 X 21 X 18 cm, 2012. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", escultura em cimento Portland tonalizado, 54 X 21 X 18 cm, 2012. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", escultura em cimento Portland tonalizado, 54 X 21 X 18 cm, 2012. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe. |
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Ricardo A. B. Pereira - "Tinoco", detalhe. | | | |
O modelado desta cabeça (o chamado "positivo", visto na primeira imagem desta sequência) foi aproveitado e modificado em alguns detalhes e se transformará numa escultura de terracota logo que eu queimá-lo em meu forno. Assim, tanto o "Guerreiro" quanto o "Tinoco" serão apresentados aqui futuramente em versões de cerâmica. Estas, por serem ocas, ficarão mais leves do que as versões em cimento que devem pesar aproximadamente 50 Kg ("Guerreiro") e 35 Kg ("Tinoco"). Aguardem. Um abraço.
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