Aliás, estes pregos tem causado alguma polêmica por serem muito brutos ou "rústicos" em demasia - material pouco "nobre". Para mim, o interesse está justamente aí, no fato de não serem um material de uso específico em arte, sendo que, como estou trabalhando dentro deste contexto "afro", não posso esquecer que os escultores tribais africanos utilizam os mais diversos materiais em suas peças (metais, couro, pelos, conchas, chifres, ossos etc.) objetivando alcançar o máximo de expressividade para realmente impressionarem seu público. No caso destas peças, a minha intenção não é exatamente assustar ninguém (e quem se assustaria com tal coisa nos dias de hoje?), mas apenas brincar um pouco com esta idéia do acréscimo destes materiais menos "nobres" e da estranheza que eles causam, associando visualmente meu trabalho àqueles de origem africana (meus ancestrais).
Seguem também algumas fotos tiradas por minha filha, Maria Rúbia, que mostram um pouco do meu processo de trabalho durante a criação da escultura "Dois Amigos a Cavalo".
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