quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Mais uma vez estou abordando a arte africana, buscando nela inspiração para minhas criações. Este assunto sempre me interessou, pois faz parte da nossa identidade cultural. E por conta disso pretendo, inclusive, desenvolver um estudo teórico a respeito, pesquisando a presença da África em nossas artes brasileiras, especialmente na criação de um determinado artefato artístico-simbólico.

Contudo, enquanto não começo este estudo teórico, segue a minha produção prática. Desta vez são mais algumas pequenas esculturas em cerâmica, que acabaram de sair do forno. Todas foram queimadas a 1.200° C e receberam pátina à frio; a maior delas tem 15 cm de altura.

1- "Fetiche"
2- "Homem-Gato"


3- "Cabeça em Leque"
4- "Cabeça Orante"


5- "Pequeno Ídolo"
6- "Guerreiro I"


7- "Guerreiro Velho"
8- "Cabeça Meditativa"


9- "Guerreiro Feroz"
10- "Guerreiro com dois Chifres"


11- "Guereiro com Corno Invetido"
12- "Guerreiro Bradando"


13- "Guerreiro Ataviado"
14- "Guerreiro Afro-Clássico"


15- "Guerreiro II"
16- "Guereiro Sorridente"


17- "Cabeça Testuda"
18- "Cabeça com Máscara"


19- Conjunto com bases de cerâmica (10 peças)



20 -Conjunto sem bases (10 peças)
Estas figuras não representam entidades afro-brasileiras específicas (pelo menos conscientemente), tratando-se apenas de estudos formais a partir da arte africana que, além de possuir um forte cunho cerimonial e religioso, é muito expressiva plasticamente. É este aspecto formal o que mais me interessa, por isso dou-lhes títulos genéricos e deixo as possíveis associações simbólicas à cargo do público, abertas à você, visitante deste blog.

4 comentários:

sonia disse...

Ricardo, adorei seu trabalho e vou colocar seu blog no meu: http://rainhaso.blogspot.com ok?
Sucesso,adoro arte africana e tive a oportunidade de visitar Ghana e a ceramica de lá.Voltei mais apaixonada ainda.......abraços sonia boagaz

malugiacomelli disse...

lindo, Ricardo. Como todo o seu trabalho.
Você usou argila de papel?
Abraço,
Malu Giacomelli

Ricardo A. B. Pereira disse...

Obrigado, Sonia. A arte africana é verdadeiramente bela e expressiva. Para mim funciona como uma fonte de idéias para as minhas peças "afro-brasileiras".

Um abraço.

Ricardo A. B. Pereira

Ricardo A. B. Pereira disse...

Grato, Malu.

Não, não usei paper clay e sim argila comum, do tipo "tabatinga", a qual acrescentei 10% de areia lavada e peneirada, buscando estes efeitos mais "rústicos".

Por outro lado, estas peças praticamente foram esculpidas em vez de modeladas, pois trabalhei com a argila num ponto quase de couro, bem duro, que só dava para cortar, furar e colar com barbotina.

Um abraço.

Ricardo A. B. Pereira