quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Novas Máscaras - 2006

Em 2006 prestei mais uma vez o concurso para Professor Substituto na EBA/ UFRJ, sendo de novo aprovado para mais um contrato de dois anos. A grande diferença foi que desta vez não me candidatei para dar aula no Curso de Pintura e sim para uma disciplina da área de Escultura, a Modelagem.

Esta disciplina que atende aos alunos da Licenciatura em Artes, Indumetária, Cenografia e outros cursos, visa dar ao aluno, através de uma introdução teórica e muitos exercícios práticos, um conhecimento básico de como criar arte no contexto tridimensional, utilizando materiais como argila, concreto celular airado, isopor, arame e papier maché (ou empapelamento).

Dentre os exercícios com argila, existe um cujo tema é a "máscara" (sobre a qual são passadas informações preliminares diversas do ponto de vista histórico-cultural). Então o aluno escolhe o tipo de máscara que quer modelar em tamanho natural (ou próximo), a partir de uma pesquisa feita por ele mesmo em diversas fontes indicadas pelo professor, e a executa em alto-relevo sobre uma placa de madeira, seguindo sempre as orientações técnicas que lhe são passadas.
Finda a modelagem, dela são feitas duas formas de gesso, chamadas de "negativos" e destes serão feitos os "positivos", um em papel e o outro em cimento. A máscara de papel (papier maché ou empapelamento) poderá receber os mais diversos acabamentos em termos de cor e acessórios. Já a de cimento poderá ser colorida com pigmento durante o preenchimento da forma e receberá ao final apenas uma camada de verniz acrílico e de cera.

Para ilustrar a aula e facilitar aos alunos o entendimento do que deveria ser realizado, resolvi criar as minhas próprias máscaras através do processo relatado acima, finalizando-as em papel, cimento e cerâmica. Nasceu aí a minha nova série de máscaras que tiverem inicialmente uma função didática para a disciplina que eu estava ministrando pela primeira vez na EBA.

Postarei primeiro as máscaras que finalizei em papel e em cimento. Na segunda postagem virão as de cerâmica.

MÁSCARAS DE PAPEL


Deste conjunto, as seis primeiras máscaras são empapeladadas e somente a última é de papier maché. Elas podem cumprir apenas funções decorativas ou podem ser usadas como máscaras teatrais, dependendo do obejtivo determinado pelo autor.
MÁSCARAS DE CIMENTO




As máscaras de cimento são muito pesadas. Por isso receberam um gancho de arame trançado na parte de trás, que fica preso a malha metálica que é colocada quando o cimento ainda está fresco dentro da forma.

Nenhum comentário: