domingo, 30 de novembro de 2008

Azulejos - 2004

Uma das atividades que desenvolvo, embora em menor escala, é a da restauração de obras de arte. Esta disciplina faz parte do currículo do curso de pintura da EBA/ UFRJ, onde pude aprender a teoria e as técnicas básicas para restauração de papel, pintura sobre tela e alguma coisa sobre restauração em madeira. De 1985 aos dias atuais, tive a oportunidade de trabalhar na restauração de bens móveis e imóveis, inclusive em murais de azulejos como os da igreja da Glória (RJ) e em revestimentos internos como os dos antigos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz, sendo que entre 1998 e 2000, sob a coordenação da minha esposa, Bete Grillo, que é restauradora, e juntamente com uma equipe de 5 outros técnicos, trabalhei na restauração dos azulejos das fachadas do Solar do Jambeiro em Niterói (RJ), prédio tombado pelo IPHAN e pela prefeitura.

Mas em 2004 recebi uma proposta para refazer um mural inteiro, criado por Burle Marx, que "desaparecera", na época da ditadura, da parede de um dos prédios pertencentes a fundação Oswaldo Cruz (RJ). Portanto, não se tratava de restaruração, mas da recriação, a partir de dados fotográficos, de uma obra muito importante. O mural de proporções monumentais deveria ser refeito nos mínimos detalhes, sendo cada fase de sua criação fiscalizada pelos arquitetos reponsáveis pelo patrimônio da referida instituição. O problema é que como pessoa física eu não poderia participar da concorrência, e a firma de engeharia para a qual trabalharia acabou não concorrendo por estar com pendências no imposto de renda. Por este motivo, não pude ter a oportunidade de recriar este mural (e, pelo visto, ninguém mais, pois até hoje, até onde pude perceber, o mural não foi realizado).

Só que a minha vontade pintar em azulejo havia sido despertada e, desta forma, resolvi fazer os meus próprios murais. Mas para coloca-los aonde, em que paredes? Foi assim que resolvi fazer pequenos "murais móveis", que são compostos por apenas 4 peças de azulejos de 15 X 15 cm, montados em lajota de piso de 30 X 30 cm. Desta forma eles funcionariam como quadros a serem pendurados em qualquer lugar onde pudessem ficar interessantes, inclusive ao ar livre.
E assim nasceram estes primeiros murais, onde aproveito a minha experiência como pintor, trabalhando temas diversos em azul "colonial", numa alusão aos tradicionais azulejos portugueses.

Seguem, então, as imagens dos pequenos painéis de azulejo, experiências plásticas com temas bem variados:

1-" Abstração" - esmalte sobre azulejo vidrado - 30 X 30 cm - 2004.
2- "Abstração II" - esmalte sobre azulejo vidrado - 30 X 30 cm - 2004.
3- "Composição com Vasos" - esmalte sobre azulejo vidrado - 30 X 30 cm - 2004.
4- "Árvore Marciana" - esmalte sobre azulejo vidrado - 30 X 30 cm - 2004.
5- "Cabeças" - esmalte sobre azulejo vidrado - 30 X 30 cm - 2004.
6- "Netuno" - esmalte sobre azulejo vidrado - 30 X 30 cm - 2004.
7- "Composição com Peixe e Frutas" - esmalte sobre azulejo vidrado - 30 X 30 cm - 2004.
8- "Sonho Tropical" - esmalte sobre azulejo vidrado - 30 X 30 cm - 2004.
9- "Noite Tropical" - esmalte sobre azulejo vidrado - 30 X 30 cm - 2004.
10 - "Flores na Sala" - esmalte sobre azulejo vidrado - 30 X 30 cm - 2004.
Considero este pequenos painéis como exercícios. Em breve espero ter aonde executar um mural de azulejos de grandes dimensões.

Nenhum comentário: