sexta-feira, 9 de maio de 2008

Placas "Peixe" e Abstratas - início dos 90

Em 1992 o San voltou para o Japão e o atelier em Laranjeiras se desfez. Para continuar meu trabalho passei a alugar os fornos de colegas ceramistas. Só em 93 pude adquirir meu primeiro forno, uma "lata velha" da qual aproveitei apenas a carcaça externa e o seu isolante de vermiculita para fazer um novo forno. Contratei um técnico, comprei tijolos, resistências, fiação, componenetes eletrônicos e depois de alguns contratempos pude iniciar minhas próprias queimas, em um atelier inteiramente meu, instalado num sobradão que alugei nesta ocasião em Benfica, onde morei por seis anos com minha esposa e filha (nascida em 94).

São destas queimas iniciais as peças em forma de placas para pôr sobre mesa ou ara pendur em paredes, algumas pintadas como peixes, outras coloridas com temas abstratos. Em todos elas a técnica de decoração continuava sendo a do engobe, queimado a 1000° C.











Nenhum comentário: