Ainda trabalhando no atelier do San, lá por 1990 iniciei a uma série de trabalhos inspirados na arte das culturas antigas, arcáicas, onde o interesse principal era a descoberta de como trazer para a linguagem da escultura, no contexto da cerâmica, as experiências que eu já vinha fazendo no plano bidimensional da pintura.
Alguns dos resultados obtidos me agradaram muito, embora tenham ficado com um "jeitão" bastante ingênuo, primitivo, mas esta é uma das facetas de meu modo de ser, de minha individualidade, da minha criatividade que está presente em muitas das minhas obras.
Outro ponto interessante nestas peças é o erotismo presente em quase todas elas, característica da maioria das coisas que produzia então, mas que é um dado bastante coerente com a natureza do tema que estava sendo explorado.
Muitas destas peças tinham duas faces, às vezes uma masculina e outra feminina, geralmente intituladas com dois nomes, gravados em suas bases, como é o caso da peça "Mario" (no meio do primeiro conjunto ou sozinha na quarta imagem). Infelizmente perdi a foto do lado "Maria".
Também continuo gostando das esculturas do tipo "pedra" (nas 3 últimas fotos), com suas formas simples, cobertas de gravações de figurinhas ingênuas.
Este tipo de escultura (o das 4 primeiras fotos de cima para baixo) só foi retomado a partir de 2001, num contexto de trabalho totalmente diferente. Mais adiante, no seu tempo certo, também falarei delas.
Dados técnicos: Todas as peças foram queimadas em forno elétrico, em baixa temperatura (1000° C). O acabamento foi dado a frio, com pátina de cera colorida.
terça-feira, 11 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário