segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MODELAGEM - 2º SEMESTRE DE 2010

MODELAGEM – TURMA 2010 – 2º SEMESTRE

Mais uma vez vou abrir um parêntese na cerâmica e abordar minha experiência como docente da EBA/UFRJ, mostrando alguns exemplos dos trabalhos produzidos por meus alunos na disciplina de “Modelagem”, sobre minha responsabilidade nos anos de 2006, 2007 e 2010. Esta disciplina, pertencente ao curso de Escultura da EBA, é dirigida aos alunos da Licenciatura em Artes Plásticas e em Desenho, e também aos alunos dos cursos de Cenografia e Indumentária. Ela tem como objetivo dar uma introdução às técnicas artísticas de criação tridimensional em materiais variados – Concreto Celular Airado, Isopor, Arame, Papel, Gesso e Cimento, tendo como ponto de partida para esta experiência, na maior parte dos casos, a modelagem em argila.

Em minha abordagem me preocupo com o ensino das técnicas, mas peço aos alunos o máximo de criatividade ao desenvolverem os temas propostos pela disciplina. É por isso que, como se pode ver nas imagens abaixo, os resultados são tão diversificados e pessoais. São trabalhos iniciais, imaturos em parte, mas cheios de vigor e expressão plástica. Certamente, ficarão gravados nas mentes de todos os alunos devido à prática intensa, ao prazer em realiza-los e aos resultados obtidos. Quando aprendemos com prazer, nunca mais esquecemos o que foi aprendido.

Infelizmente não há espaço para todos os trabalhos, mas ficam aqui meus parabéns para as duas turmas (manhã e tarde) cujos alunos, em sua maioria, foram bastante aplicados.

Seguem as imagens:


1- MÁSCARAS DE CIMENTO E PAPEL.



















2- ESCULTURAS DE CONCRETO CELULAR AIRADO.










3- ESCULTURAS DE ISOPOR







4- ESCULTURAS DE ARAME.









Como aconteceu no ano passado um concurso para suprir esta disciplina de Modelagem com um professor efetivo, acredito que não mais poderei trabalhar nela como substituto. Portanto, fica aqui também minha despedida. Agora, se tudo correr bem, estarei de volta a partir de março como professor em disciplina do curso de Pintura e, finalmente, como aluno do Mestrado em História e Crítica da Arte.

Até a próxima.

5 comentários:

Lenir M.Silva disse...

Puxa! que saudade destas aulas...os trabalhos estão muito bacanas!
Sucesso nesta nova caminhada!!

gde abraço.

blog spot ana luisa fecci disse...

Prezado colega ceramista
meu nome é Ana Luisa Camargo de Oliveira , fiz formação com Celeida Tostes Parque Lage e outros ceramistas a nível internacional
organizei o Primeiro Salão Internacional de Arte Cerâmica do Paraná k mantém suas edições.
Estive fora do país por 10 anos, voltada diretamente para a cerâmica.
Desenvolvi meus estudos e sou Formadora na minha área na União Europea.
Sou apaixonada por esta arte e fiquei feliz por ver seus trabalhos, agora no outono daminha vida quero dedicar-me ao Bonsai, (Tarde né), mas ....vou acompanhar seu Blogue.
Sempre trabalhei em função de formaçôes e para os outros agora quero fazer algo para o meu deleite.

Gosto de fazer peças para Bonsai e amo a Jardinagem.
Tambem fiz Curso de Paisagismo gosto de visualizar as peças e fazer composições.
Parabéns pelo seu trabalho e felicidades.

Ricardo A. B. Pereira disse...

Obrigado Lenir. Minhas turmas de Modelagem sempre tiveram a presença de alunos bastante criativos e interessados como foi o seu caso e o da sua turma. É uma pena que não mais trabalharei neste setor, já que agora esta disciplina tem um um professor efetivo. Retornei à pintura, que é a minha origem na EBA, mas estou feliz também.

Um grande abraço.

Ricardo A. B. Pereira

Ricardo A. B. Pereira disse...

Obrigado Ana Luisa. Comecei a fazer vasos para bonsai por incentivo de um amigo meu, o artista plástico Marcelo Duprat, que também é professor da EBA e cultiva bonsais. Fiz uma série de vasos "orgânicos" (que você deve ter visto no meu blog sobre bonsais),mas no momento não os tenho feito mais. Contudo, em alguns foram plantadas árvores e ficaram bem. Desejo-lhe sucessso.


Ricardo A. B. Pereira

Anônimo disse...

parabéns professor, vi as fotos dos nossos trabalhos e adorei, foi ótimo te-lo com mestre...sucesso e obrigado por tudo.
Domício de souto júnior