quarta-feira, 10 de março de 2010

Travessas Afrobrasileiras - O Paraíso Perdido

Em dezembro do ano passado resolvi fazer umas pequenas travessas de mesa decoradas com temas africanos na técnica do engobe. Fiz quatro peças de pequeno formato e agora, em fevereiro, me deu vontade de fazer mais duas em formato maior e oval com a mesma temática. Como são peças queimadas em baixa temperatura e sem aplicação de esmalte (seu acabamento é a frio), possuem função "apenas" artística, o que do meu ponto de vista é mais do que suficiente.




1 - "Eu e Minha Família" - cerâmica colorida com engobe - 1000° C - 30 X 20 cm - 2010.


2- "Mulher com Cachorro" - cerãmica colorida com engobe - 30 X 20 cm - 2010.



3- "Lagarto" - cerâmica colorida com engobe - 30 X 20 cm - 2010.


4- "Homem e Cobra" - cerâmica colorida com engobe - 30 X 20 cm - 2010.


5- "Peixe" - cerâmica colorida com engobe - 40 X 32 cm - 2010.


6- "Pássaro" - cerâmica colorida com engobe - 40 X 32 cm - 2010.


O meu interesse aqui é o exotismo das formas figurativas que fui buscar na arte africana, utilizando-as num contexto diferente para o qual foram criadas e adicionando alguns elementos de minha própria criação. O resultado é bastante "nativo" e remete ao mundo ancestral não só africano, mas presente em todo o passado do mundo - o nosso "paraíso perdido".