segunda-feira, 14 de julho de 2008

De 1993 a 98 - Bonecas

Há algumas postagens atrás contei como surgiram as minhas bonecas "cabeça de pastel"(das quais registrei o direito autoral). Considero estas peças como uma marca minha e durante todos estes anos de trabalho as venho produzindo em quantidades pequenas e sempre com a introdução de variações em seus detalhes e tipos temáticos (recentemente criei um conjunto delas com algumas características novas, só para comemorar os vinte anos de criação destas peças).

As bonecas que mostro a seguir são do momento em que elas atingiram a sua maturidade estilística, onde suas características plásticas ficaram totalmente definidas, isto se deu em meados da década de 90.












Deste conjunto acima, as duas últimas fotos são de bonecas que chamo de "totens" e foram criadas sob encomenda para o jardim da residência de um casal, morador da Barra da Tijuca . Elas são compostas por partes que se encaixam; a superior mede 180 cm de altura e a seguinte media 210 cm de altura (ela foi quebrada acidentalmente durante os preparativos para a inauguração do jardim).
As demais bonecas medem entre 15 e 55 cm de altura e estão espalhadas por aí, pelo mundo afora.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

De 1993 a 1998 - Vasos com temas Figurativos

Agora chegou a vez dos vasos com temas figurativos. Estes trabalhos derivam em parte daqueles primeiros, postados anteriormente, que tinham o formato de pequenos potes. Como aqueles, estes vasos são bastantes rústicos, assimétricos e tem sua inspiração nas artes rupestres, étnicas, na arte infantil e na arte popular, tudo apresentado numa leitura particular, para terem personalidade própria mas sem perderem a universalidade.

Técnica: modelagem com sobreposição de tiras de argila e pintura com engobe; queima: 1000° C.








sábado, 5 de julho de 2008

De 1993 a 98 - Vasos Mistos

Continuando o tema da postagem anterior, que se refere a minha produção entre 93 e 98, seguem agora as imagens dos vasos "mistos", que como os anteriores são modelados com sobreposição de tiras de argila, pintados com engobe e queimados em forno elétrico a 1000° C.













sexta-feira, 4 de julho de 2008

Produção entre 93 e 98 - Vasos com Decoração Geométrica

A partir de 93, quando já possuia meu próprio forno de cerâmica, pude produzir minhas peças com um pouco mais de tranquilidade, já que deixou de ser necessário transporta-las para serem queimadas em outros lugares, em fornos alugados.

Por essa ocasião produzi vários vasos e bonecas, tanto para algumas lojas no Rio, que as aceitavam em consignação (as poucas lojas de decoração de qualidade que restaram depois da "Era Collor") como para a Artmosphere, uma loja que fica em Miami e que pela primeira vez me fez encomendas. Para esta loja produzi nesta ocasião cerca de 200 peças.

Felizmente sempre tive bastante liberdade para criar meus trabalhos, mesmo os que fossem encomendados, e foi daí que surgiu a boa variedade de formas e motivos exibidos em minha cerâmica, pois gosto sempre de encontrar novas possibilidades de combinação de cores, formas e temas.

Segue então uma seleção destas peças, divididas pelas categorias "vasos" (decoração geométrica, d. figurativa, d. livre e d. mista). "bonecas cabeça de pastel" e "máscaras", todas modeladas com sobreposição de tiras de argila, pintadas com engobe e queimadas em forno elétrico, a 1000° C.

Vasos Com Decoração Geométrica - a inspiração para a criação destes vasos vem da arte africana, indígena, grega arcáica, etrusca e popular.