quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Vasos Criados em Parceria com Hashimoto San em 1989

Logo no primeiro ano de trabalho em sociedade com o San, surgiu uma necessidade de criarmos algumas peças em parceria. Contudo, antes disto, o San me havia dito que para o ceramista oriental, a verdadeira cerâmica tem que ser queimada em alta temperatura (acima de 1200° C) e deve unir o lado utilitário com o artístico.

Discordei dele frontalmente, pois acredito que a arte (inclusive a da cerâmica) não deve ficar restrita a esta ou a aquela escola ou ponto de vista, não importa o quanto de tradição traga em seu bojo. A nossa cerâmica indígena e a popular, por exemplo, estão repletas de magníficas peças tanto utilitárias quanto puramente artísticas, algumas peças unindo perfeitamente os 2 gêneros, não sendo queimadas em alta temperatura.

Apesar do San ter emitido esta opinião, que demonstrava um certo preconceito em relação ao meu trabalho (que nem era de alta temperatura e nem unia o utilitário com o artístico - até hoje, não faço peças utilitárias) ele também deixava transparecer que gostava muito do que eu pintava com engobe sobre meus vasos. E u também admirava seus elegantes vasos arredondados, muito bem modelados ao torno e esmaltados com bélissimos esmaltes desenvolvidos por ele próprio.

Foi aí, apesar das diferenças de opinião, que nasceu a idéia de trocarmos nossas experiências, juntando nossos trabalhos. Surgiu então a série à 4 mãos, em que o San modelava os seus vasos redondos ao torno e eu os pintava com engobe. Depois da queima de biscoito ele esmaltava as peças por dentro (uma ou outra também por fora), queimando-as a seguir em em alta temperatura. O resultado foi muito positivo, inclusive financeiramente, pois vendemos todas as peças que assim foram produzidas.

Nestes trabalhos, fiz pinturas diretamente inspiradas nas fontes que então utilizava na minha pintura de cavalete e nos meus próprios vasos - a arte rupestre, étnica, popular e infantil, assim como algumas pinturas de cunho mais abstrato e decorativo. Embora o tipo de engobe que eu utilize não resista muito a temperaturas acima de 1000° C (tende a escurecer muito), felizmente a maioria das peças ficaram muito bonitas.

Parceria semelhante fiz com outro ceramista que era sócio do atelier, Enrique Drach. Mas as imagens destas peças serão postadas futramente. Seguem por agora as peças feitas em parceria com o Hashimoto San em 1989.